segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sinceramente...


Há muito medito sobre essas letrinhas em fila indiana... Sinceridade. Sinceridade: ora tão parecida com imaturidade; ora amiga da grosseria; ora companheira da honestidade;ora voz de todos-que-não-tem-coragem; ora de mãos dadas com pessoas precipitadas... E tudo isso cabe em sinceridade.
Melhor rótulo encontrado pelas pessoas com ouvidos treinados para meias verdades quando encontram um sincero em seu caminho é a qualificação de "precipitado", "fala depois pensa". Os rotuladores só querem ensinar aos sinceros a necessidade de se praticar a falsidade(definição:mentira amenizada e socialmente aceita. Essa pode usar, não é feia não!) como regra essencial para uma boa convivência. Ai entra todo aquele discurso catequizador de "guarde suas verdades para si", " Há verdades que não precisam ser ditas"," O que você fala é verdade, mas não precisa ser proferida pela sua boca" da cartilha "Pense Como Os Demais: Seja Uma Pessoa Com Gosto De Sociedade Em Dez Passos ".
Os rotuladores bem que gostam de praticar a sinceridade, mas de uma forma bem particular, nas vielas escuras, em grupos mínimos onde o alvo do assunto está bem longe dali... A sinceridade oculta, praticada na surdina, essa sim é socialmente aplaudida e apoiada.
Quando uma sinceridade(Definição:avalanche de palavras embaladas em verdades) vem a tona, bem mais fácil( e geralmente utilizado) é gastar horas e horas julgando o proferidor das palavras do que analisando o fundamento e profundidade dessas palavras...
Ninguém quer admitir que tem um lado feio, atitudes enojantes e cruéis, defeitos incontestáveis, ninguém quer ter suas entranhas negras, pútridas, expostas ao julgamento alheio... Mesmo que a existência de toda gama de defeitos sejam reais, mesmo que o portador do defeito intimamente saiba da existência deste, por "Nossa Senhora da Falsidade Social"... Não fale!
Os sinceros são os inclassificáveis sociais, são: grosseiros, honestos, voz de todos, imaturos, precipitados (entre outros adjetivos), mas, antes de tudo isso, são VERDADEIROS, donos de uma coragem louvável e detestada, personalidade forte e capacidade de análise aguçada.
São donos de cruzes pesadas e travesseiros leves.
Ter opinião não é para todo mundo. Defender opiniões não é pra todo mundo. Se paga um preço alto por isso (raciocinar sozinho, primeiramente)... Cruz pesada e travesseiro leve, certamente.
Ser neutro é muito mais interessante socialmente: não tomar partidos das situações, ser meio amigo de todos, Caminhar em cima do muro... Pode até ser mais fácil, mas... A que custo??

Por,
Hilda Elizabeth.
Uma pessoa sincera.

Um comentário: